top of page
  • Foto do escritorLarissa Gobbo

Horta vertical: uma idéia simples e saudável!

Atualizado: 18 de dez. de 2018



A preocupação com a qualidade de vida e a solução encontrada através do resgate do verde no dia-a-dia trouxeram muitas oportunidades para inventores e empresas responsáveis pelo desenvolvimento de soluções tecnológicas de pequeno porte. Entre as muitas idéias está a horta vertical, uma onda que pouco a pouco toma conta dos apartamentos e residências nos grandes centros urbanos.

Quem nunca pensou em ter uma horta em casa? Ok, você mora num apartamento e um quintal ou varanda é um artigo de luxo? Melhor ainda porque é dentro desse contexto que a horta vertical se torna uma solução perfeita para plantar ervas para chás, temperos como salsinha, cebolinha, manjericão ou mesmo flores.

A horta vertical é uma opção prática, ambientalmente correta porque é possível, ainda, usar adubo orgânico produzido em casa,e que está caindo no gosto da população que quer ter acesso à alimentos orgânicos de melhor qualidade sem ter que desembolsar grandes quantias para isso: nada melhor do que temperos frescos à mão, plantado por você e sem uso de produtos químicos, colhidos diretamente na sua cozinha e que dá um sabor incrível e diferenciado para aquele molho pesto de uma bela pasta italiana num domingão!


Separamos alguns exemplos disponíveis no mercado, dentre as várias opções que variam de modelos simples com rega manual aos mais elaborados e que utilizam modernos sistemas de irrigação; de modelos faça-você-mesmo à modelos prontos. É tudo uma questão de escolha de qual design se adequa melhor às suas necessidades e estrutura.

Para quem tem muito espaço ou para aqueles com não tanto. Montada em forma de estante, prateleiras, presas na parede como um jardim vertical, feitas de materiais reciclados, como garrafas PET, reaproveitando tubos de PVC, ou, ainda, em pequenos vasos suspensos presos diretamente na parede ou em uma treliça de madeira. Independente do formato e tamanho da horta, o importante é identificar bem quais são os temperos, ervas e plantas que gostaria de plantar e escolher o melhor local para a horta, lembrando sempre que nem todas as plantas gostam de sol direto ou excesso de umidade.


Gostou da idéia? Pergunte pra gente qual o sistema mais indicado para sua demanda!


0 comentário
bottom of page