CASES

GESTÃO DE SMS
Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho

É um método de implantação modular e gradual dos programas ambientais no formato da ISO 14.001. Desenvolvido para todos os tipos de negócios, especialmente aqueles com múltiplas unidades, em diferentes localidades e que precisam replicar o sistema de gestão em escalas menores, porém de forma consistente e parametrizada.

Como o formato de implantação gradual, é possível optar por implantar todos os programas ou apenas um: o projeto é montado de acordo com sua necessidade, no melhor formato e escala para sua demanda, seja ela um evento, um restaurante ou um mercado, por exemplo.

Os benefícios?

  • Otimização de processos, gestão e controle dos programas, e desempenho ambiental.

  • Implantação modular com formato adaptável à qualquer tipo de negócio.

  • Módulo em formato escalável e operacionalizado a curto prazo.

  • Redução de custos operacionais, simplificação e melhoria dos processos.

  • Sem a obrigatoriedade da certificação, se o cliente não quiser.

TREINAMENTO DE "LÍDERES EM SEGURANÇA"

Criamos esse formato de treinamento com foco na identificação de perfis comportamentais e desenvolvimento de "Líderes em Segurança do Trabalho", baseado na metodologia de um conceituado autor técnico estado unidense e derivado do conceito de safety leadership.

O treinamento ocorre em duas etapas, envolvendo dinâmicas, testes e interação entre os times operacionais, estimulando também a comunicação entre os participantes. O formato do treinamento é facilmente adaptável a qualquer indústria/ setor e pode ser usado como ferramenta complementar para consolidação da cultura ocupacional da empresa.

A criação desse treinamento específico ocorreu ao identificarmos uma demanda no setor por treinamentos diferenciados, focado na mudança de comportamento como ferramenta de ampliação e disseminação da Política de Segurança do Trabalho.

MÓDULO PARA TRATAMENTO LOCAL DE RESIDUOS

Ao longo dos trabalhos de gerenciamento de resíduos realizados, percebemos nos últimos tempos uma demanda por nova alternativa para disposição dos materiais, de forma mais sustentável e atrelada à agenda local pública.

Pensando nisso, buscamos no mercado as melhores soluções tecnológicas e criamos o módulo para tratamento local de resíduos orgânicos. Nesse novo formato, as retiradas são sob demanda e realizadas em menos de 15 minutos, sem a necessidade do tradicional caminhão compactador.

Com o tratamento local, em uma estação dentro do bairro, o resíduo passa por um tratamento térmico e se transforma em abudo e tudo isso dentro do mesmo sistema, projetado em um conteiner. Além do tratamento, são feitas ações de marketing sócio-ambiental que auxiliam na publicidade da imagem sustentável dos nossos clientes.

Se interessou e quer um orçamento?
GREENBUILDING
Construções sustentáveis
CRECHE SUSTENTÁVEL

O conceito da Creche Sustentável foi projetado em uma estrutura modular de contêineres maritimos reaproveitados, feito sob a ótica da sustentabilidade para abrigar até 50 alunos de 1 a 5 anos, a ser construída em áreas com carência de vagas para maternal I e II.

O diferencial do projeto foi distribuído em duas vertentes:

(1) Adaptabilidade da estrutura a locais com espaços e áreas restritas e em um tempo menor de construção, otimizando recursos e direcionando-os para a aplicação no segundo item,

(2) Uso de tecnologias inovadoras e soluções sustentáveis de greenbuilding.

O projeto foi finalista no 3o Premio Saint Gobain para Sustentabilidade em 2015. 

BICICLETÁRIO COM TETO VERDE

Nesse projeto desenvolvido com a Bike Fácil, de Curitiba/ PR, foi apresentada a proposta de revitalização de um espaço lateral de um condonímio na cidade de Niterói/ RJ para construção de um bicicletário para 45 bikes com telhado verde auto-irriágável. A idéia era um sistema de baixo custo de manutenção que coleta a água da chuva e usa na irrigçaão do jardim vertical e auxilia na regulagem da temperatura do espaço, mantida com ventilação natural. Para maior privacidade, foi proposto o fechamento parcial da fachada com frente para a rua usando biombos de madeira reaproveitada e mantendo assim a pegada sustentável do projeto.

COBERTURA GREEN DE ÁREA DE EVENTOS

No local da churrasqueira, em uma área anexa ao salão de festas de um prédio residencial, os moradores reclamavam do excesso de calor e do mau aproveitamento em dias de tempo ruim pela falta de cobertura. Foi projetado então um telhado verde que coleta, armazena no próprio sistema e utiliza a água da chuva para auto-irrigar a área da nova cobertura de 43m2. O telhado verde garantiu a regulação da temperatura no local mesmo no auge do verão carioca, mantendo temperaturas amenas na area de lazer agora coberta. A proposta contemplava ainda o pleite para desconto na tributação municipal pelo uso de sistema construtivo sustentável que contribui para o controle do escoamento superficial.

Se interessou e quer um orçamento?

© 2017 por Gobbo Projetos e Consultoria. Com todos os direitos reservados.